quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paulo Freire

Bem, quero compartilhar umas citações aqui com vocês. Ontem eu estava estudando com duas colegas da universidade para a reposição da cadeira Comunicação e Educação. Lendo a primeira apostila, sobre a Educação Bancária, já quase dormindo, ainda que dinamizando cada uma lendo uns dois parágrafos, chegou uma hora, que não sabemos como, vieram uns pensamentos do autor, Paulo Freire, que achamos interessante. Uma hora lá vinha ele falando de conquista, de amor, de esperança, etc. Entre essas citações, destaque para uma parte meio tensa, se interpretada ao pé da letra. Achem, mulheres! UHAUAHU Engraçado foi Mikaely fazendo essa observação. "Eita, a pessoa postando isso no twitter/face... Dá o que falar." rs Vocês vão entender. Desfrutem das palavras dele:

"Daí que não possa ser manhoso o instrumento de que lance mão um sujeito para a conquista do outro. A conquista implícita no diálogo é a do mundo pelos sujeitos dialógicos, não a de um pelo outro."
[...] 
"Sendo fundamento do diálogo, o amor é, também, diálogo. Daí que seja essencialmente tarefa de sujeitos e que não possa verificar-se na relação de dominação. Nesta, o que há é patologia de amor: sadismo em quem domina; masoquismo nos dominados. Amor, não. Porque é um ato de coragem, nunca de medo, o amor é compromisso com os homens." 
[...] 
"Somente com a supressão da situação opressora é possível restaurar o amor que nela estava proibido." 
[...]
"A confiança implica o testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções. Não pode existir, se a palavra, descaracterizada, não coincide com os atos. Dizer uma coisa e fazer outra, não levando a palavra à sério, não pode ser estímulo à confiança." 
[...] 
"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."

Um comentário:

Luna Sanchez disse...

Concordo e gostei imenso de todas.

Sobre confiança : acho bonito e tocante o fato de alguém se mostrar e ser de fato confiável. Às vezes nem simpatizamos com a pessoa mas sabemos, por observar seu comportamento e postura, que é confiável e isso é caminho seguro para a admiração.

Um beijo, flor.