sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Querida eu: Uma carta para mim aos 16 anos

Postagem totalmente culpa de Bruno Freire Pedrosa, que me fez ler uma postagem dessa de um amigo seu com o comentário enorme que ele fez, nesse site.


Querida Jaqueline,

Sei que seu coração é ingênuo e você consegue ver ainda bondade nas pessoas, por mais que elas possam parecer idiotas e outras denominações. Mas não se engane por sua turma de segundo ano do médio ter apenas 12 pessoas. Coloque na sua cabeça que se a turma com pouquíssimas pessoas assim, é desunida, tem motivo e não estão de brincadeira. Pessoas nessa sala não gostam de você, não gostam tanto que não sei se chegou a ser ódio, mas fez roubar mais tarde o teu celular e assistir todo o teu desespero sorrindo. 
Também sei que por você, a sua situação com sua amiga teria se resolvido a mais tempo. Mas não desperdice a chance de reconquistar a amizade dela. Garanto a você, que no começo pode parecer falsidade e que não terá lucro, mas vocês colherão os resultados pouco tempo depois. Ótimos frutos e uma amizade ainda melhor do que já foi um dia, ainda que com pouca convivência por cada uma seguir seu caminho. Mas o sentimento é verdadeiro, plante-o e você poderá se refrescar à sua sombra sabiamente e com bastante alegria.
Por favor, coma! Não passe um sábado à base de água e algumas poucas uvas verdes. Esforce-se para ter vontade de se alimentar. Pare com essa bobagem, ainda que pense ser incontrolável, vai passar. E você sabe - que ele não sofre nem um pouco por você. Não, ele não vai voltar nem tão cedo. Se eu fosse você, esqueceria logo. Pare de se comportar feito uma chata abandonada que só sabe repetir o nome dele em todas as conversas: Com as amigas, com a família, até com desconhecidos - que demonstram interesse por você. Esse papo é bem terrível de aguentar para quem está do outro lado, sabia? Erga a cabeça, que ele ainda sentirá uma pontada de ciúmes idiota e vai pedir pra você aceitá-lo de volta. Diga NÃO. Porque se você aceitar, será engano seu e dele, terminará em uma semana. E o pior? Que das duas vezes quem terminou não foi você, não, querida. Será ele, de novo. E novamente, por favor, esqueça esse idiota.
Não invente de chorar suas mágoas de um namoro tão curto e ao seu ver, intenso, se consolando ao ombro de um amigo do ex. Ele não está interessado em ouvir suas lamúrias, e sim em ficar com você - isso mesmo! Ainda que no começo tente disfarçar isso em nome de te ajudar com suas lições de física que você inocentemente pediu. Ele quer te consolar de outro jeito, o jeito que você não está interessada e que te fará baixar o conceito sobre essa pessoa. Melhor chorar só com as amigas mesmo - que graças a Deus são amigas por aguentarem essa sua ladainha. 
Aguente essa sua preguiça e medo de procurar fazer um cursinho pré-vest, no primeiro semestre do terceiro ano. Embora você perca a oportunidade de seis meses estudando (ou tentando) sem desperdiçar o tempo, você encontrará na metade do ano as pessoas que marcarão essa etapa em sua vida e que pela primeira vez te faz sentir saudades de uma turma que você estudou junto. Algumas dela se manterão com você mais amigos e íntimos que você poderia imaginar, não até seus 19 anos, mas se mostram hoje com sinceridade de continuar presente por muito mais tempo. 
Não saia do 11 de Outubro, por mais cansada que você esteja da escola e de muitas pessoas. Embora não pareça, ele te reservará um belo presente - o seu "atual" melhor amigo. Aproveite todas as jogadas de UNO de lá. Porque ficarão na sua história das poucas coisas que você verá de bom dos anos estudados ali, como do último ano, da despedida que você tanto queria. Por conta das decepções e de tanta cobra naquela sala. Mas persista com sua opinião, defenda seu ponto de vista. E por mais que intrepidez em certos momentos possa parecer idiotice, será uma experiência válida.
Aproveite a amizade enquanto ela ainda existe, com sua atual melhor amiga. E quando perceber a mudança nela, não se assuste. Felizmente, ou infelizmente, as pessoas mudam. E embora não acredite agora, você vai mudar ainda um tanto: De conceitos, pensamentos, motivos, olhares e alguns casos, comportamento. Vai ser mais difícil crer não no amor, mas em um amor. Mas não desista, a Jaqueline de hoje, apesar de continuar solteira, não desistiu. E sobre as amizades, é só um começo. Você verá que nem todo mundo dá valor a você o quanto você merece ou dá às mesmas. Entenda! Essa é uma realidade que não fica fora de moda aos seus 16 anos, ou 19, ou 30. Resta firmar a esperança e desejo nas pessoas certas - o que não se descobre da noite para o dia. 
E só mais uma coisa: Não perca tanto tempo no fake. Na realidade, poucas são as amizades verdadeiras que sairão dali. Mas embora poucas, você notará que valeram o esforço. E quando perceber isso, desprenda-se desse mundo. Tem muita gente por lá que só está a fim de brincar com você. E sua emoção não é um saco de lixo para você estar se matando de chorar assim por pessoas que você de fato não conhece. Perceba que as pessoas de lá que continuarão em sinceridade contigo, nunca derramou uma lágrima sua, a não ser de saudade ou alegria. Valorize-as. Não abandone as cartas. Elas serão ótimas lembranças. E mantenha a fé - chegará (ainda mantenho a minha) o dia em que vocês se renderão num abraço forte e aproveitará cada segundo ao lado uma da outra.


Abraços, Jaqueline de 19 anos.

Sobre quem foi citado indiretamente aqui e quero que saiba e quando ler vão entender:
Jéssica Aires; Larissa Galdino, Deborah Castro; Rayana Araújo; Guilherme Henrique; Sheyla Mayra, Bruno Freire; Júlia Prestes; Jéssica Bruna; Jaqueline Oliveira; Emily Arnold; Myrella Meneses; Jéssika Brenna; Rafaela Sales e Tayná Taís. 
(não necessariamente nessa ordem)


Quando eu tinha 16 anos...
Só não coloquei fotos mais interessantes porque meu arquivo desse ano está no pc quebrado. E o CD onde tem as mesmas, fiquei com preguiça de procurar, oi. rs
Peguei tudo do meu antigo fotolog.


Esse dia foi bem legal, até postei sobre ele aqui

Pique-nique no parque da criança. 

Eu, Jéssica Aires (Pé de bola) e Isamara. \o

De Júlia Prestes em seu aniversário de 15 anos, eu acho.



9 comentários:

Bruno Freire Pedrosa disse...

Primeiro peço desculpas por te fazer ler aquele livro meu! kkkkkkkkkkkkkkkk!! Aquilo não é um comentário... Engraçado como cada história tem sua particularidade... Gostei da sua carta, Jaque. Mas deixa eu, na verdade, expressar o que me deu vontade em meu coração: Primeiro, não imaginaria que um dia eu seria amigo daquela filha do seu João que ficava na sua mercearia... Já fui atendido por ti, váriaaaass vezes... Confesso que você era uma chata! Mas a vida sempre me mostra isso da seguinte maneira (pelo menos pra mim): "As pessoas que você sempre achou chatas, Bruno, seu idiota, são as que entram na sua vida e deixam uma cicatriz, pelo menos, que sempre ficará lá como lembrança! ETERNA"


Ainda bem que te fiz postar isso, né, Jaqs?!?! Você gostou de escrever para si, não foi? Confesse, senão te deixo aleijada! kkkkkkkkkkk!!! Momento "conta comigo": Saiba que pode vir me buscar sempre de moto, que não farei mais orações... te ajudarei nas suas dificuldades e sempre que precisar, escreverei "UAHUAHUAHAU"... Te adoro, Jaqs! Minha AMIGA! =*

Sheyla Mayra disse...

Owwn que fofo, que pena q vc com 16 anos não leu isso, ia ter facilitado tanto as coisas né?
Valeu por gostar de mim! kkkkk Vc é mt especial! :*

Anônimo disse...

Sério... Gostei muito ;x UHEUHEHUEHEU acho que dá pra perceber só por me ver postar aqui :XX chega de elogios... Cadê uma foto minha? u-u rsrs ;*

-Guiga

Anônimo disse...

Concordo plenamente com Guilherme cadê nossa foto?
Deixando de lado a foto, Obrigada Jaqueline, espero que nossa amizade permaneça além de nossa vidas...
e como você disse que ela seja(e sei que é) Verdadeira.
Te Amo Jaqueline Oliveira.
Rayana Rodrigues

Jéssica Bruna disse...

Jaquelinda *-* Que sua lindo seu texto, bem criativo como tudo que você escreve né? Você tem o dom menina, adoro seus textos. Enfim, poderia fazer um outro pra mim né? hahaha brimks parei. Ultimamente quase não apareço aqui e ai quando apareço ainda venho pedir coisa né? saipralá haha. Então amiga, me identifiquei com várias coisas que você escreveu.. mas em especial no último paragráfo. Eu tive sorte, de encontrar você *-* Uma amiga assim que eu queria que morasse aqui do meu ladinho, pra gente fofocar e rir o dia inteiro e ouvir esse toque lindo aiiiiiii que saudades, quero te ver logo na cam denovo amiga e você contar suas histórias pra mim. Tão bom, sinto falta. E as cartinhas heim? Minha cartinha de Natal do ano passado nada de chegar né amiga? Fiquei put# com esses carteiros que roubaram minha cartinha pra você, só porque estava lhe mandando 50reais pra você pode comprar seu presente de Natal :/ KKKKKKKKKKK brimks. Mas eu não perco a fé, vai que um dia ela ainda chega né? Só se perdeu um pouco no caminho haha. E quem sabe nem recebo uma também? cof cof. Suas cartinhas entarão sempre aqui guardas amigas. As vezes eu pego elas pra ler e lembro de tanta coisa, tanta conversa, conselho. Bom, tanta coisa boa nesses 2/3/4 anos de amizade... não sei certo haha Só espero que nunca perdemos o contato, porque você eu quero para toda vida. E quem sabe um dia você não vem pra SC né? Saiba que hospedagem você já tem ok? Tem um lugarzinho na caminha da minha cadela pra você kkkkkkkkkkk brimks. Amo você amiga! s2

Jaqueline Oliveira disse...

Bruno
Chata? Chata? Por que eu era chata? Me conte essa sua lembrança depois, ok? Então ainda bem que essa minha imagem melhorou, não é? rs Obrigada por toda a consideração e não digo continue me mandando seus textos porque estou de greve. Você sabe, até quando seu merecido blog estiver feito e ATIVO.
UHAUAHHUA, ei! Já sabe se passar por mim, hein. Segredo nosso. rs E sim, gostei de escrever pra mim. haha Todo mundo deveria escrever uma dessas um dia, não? Enfim. Obrigada e beijos. :*

Jaqueline Oliveira disse...

Sheyla Facilitaria, mas só com a experiência mesmo para sentir, perceber, saber e poder falar com propriedade sobre. rs
E se agradece por isso, menina? D:
beijo, She. \o

Jaqueline Oliveira disse...

Guilherme e Rayana
Eu não tenho foto com vocês aqui no note. E o pc tá quebrado. Então, arrume uma pra mim aí e pronto, resolvido. :P
E Rayana...
Obrigada por todo o carinho, viu. Espero nos vermos mais vezes e que essa amizade permaneça. \o
Amo vocês (mas odeio mais o Guiga. uhahuahu)!

Jaqueline Oliveira disse...

Jéssica Bruna
Não, não me acho criativa. Me acho até clichê e sem graça. Mas enfim, eu tento, né. rs Obrigada por todo o carinho e é ISSO MESMO. PARA DE PEDIR COISAS. SÓ SABE PEDIR, MENINA! TÁ PARECENDO ATÉ EU. UAHHUAHUAHUUHA, pior que é verdade. Peço que é demais. Pergunta a Flauber (que não sei porque te adicionou, mas tudo bem) rs. Farei outro pra você, sim. Mas quando a inspiração chegar, ok? Não pode ser com muita pressão, não. Ou sim. Quem sabe... Enfim. ;x
Own, menina. Como eu queria viajar aí pro Sul nessas férias. Eu tô talvez indo em Fevereiro pro Paraná. Mas ainda assim fica ruim pra tu, né? Trágico! Mainha/painha não deixariam eu ir pra um lugar sem parentes ou alguém "conhecido pessoalmente". Mas eu falo, se não se conhecer pessoalmente uma primeira vez, nunca vai ter conhecido. ;x Né? rs Mas chegará o dia. Eu já sou de maior, e tu também. Só nos falta o dinheiro e nos revoltarmos. haha As cartas, né? *-* Ótima coleção das suas que eu tenho. Cada envelope de uma cor diferente. rs Voltarei a escrever para a sua alegria, não te preocupes. Porque ouvi boatos que meu antigo bairro (que ainda moro perto) vai ganhar uma agência dos Correios. Aí ficará melhor, porque não dá pra multar meu pai por lá, né. kkkkkkkkk Tudo culpa sua aquela multa, Jéssica. Foi o teu prejuízo também pela carta linda de Natal e surpresa que nunca chegou aqui. Uma tragédia. :/ Mas então... Obrigada, de novo... Por todo o carinho e essas coisas. Foi ótimo ter te conhecido e continuar a fazê-lo ainda mais. Só falta, como sabemos, pessoalmente. *O* Também não sei ao certo quanto tempo de amizade, só sei que te roubei de Deborah e quando nos conhecermos, tem que ser eu, você, Deby e Lariiiiiiissa que até hoje te deve aquele vídeo. COBRE! rs Sua cadela é grande? Porque cê sabe, né. Sou meio gigante pra caber numa dessas. ;x Te amo, Jé. Apareça sempre, gata loira! :*