quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

À sombra das luzes natalinas

A época do ano que mais crescem as vendas no comércio é, indiscutivelmente, no final de ano, com o pretexto das festas natalinas. Para tanto há, por meio da Publicidade um estímulo em massa incentivando-nos a consumir. No mês de novembro as lojas já estão decoradas, à caminho do caixa estão à mostra panetones, cookies e outros produtos "intitulados" deste período.
Através da mídia, nos vemos manipulados direta ou indiretamente a consumir não só as comidas típicas da festa, como a comprar presentes para os familiares, e como se não bastasse, ainda há o amigo oculto do trabalho, da escola ou universidade, da igreja, e talvez da família também.
Encandeados pelas lâmpadas coloridas espalhadas pelas ruas, supermercados e pontos históricos da cidade, caímos na armadilha do mundo capitalista e com a ideia de que só seremos mesmo felizes durante o término do ano e confraternizações, não só compramos, como também nos endividamos.
São postas bem na nossa cara várias promoções, como argumento. Nós, na ignorância, achando vantagem nisso, parcelamos nossa "felicidade de um mês" em 11 vezes, que ralaremos todo o ano seguinte para quitar as dívidas do suposto maravilhoso final de ano que tivemos.
E assim o ciclo continua, ao se aproximar novamente a data. E enquanto as pessoas não abrirem os olhos para o verdadeiro sentido do Natal e as confraternizações, o desejo de "Feliz Ano Novo" continuará na visão delas só valendo se e somente se, seu final de ano tiver sido digno do brinde de felicidade e esperança para o futuro.

Um comentário:

Geovanni Garcia Ferraz disse...

Falou a pura verdade,Jaqueline

O natal é transformado numa verdadeira apelação capitalista.Ele virou sinônimo de vaidade

Mas repare que está é uma vaidade incenssata.Isso se lembramos que Jesus nasceu numa simples mangedora em meio aos animais.


Natal é simplicidade e não a corrida pelos presentes e nefeites mais belos,não é verdade,Jaqueline?


Excelente post.Você não poderia escolher outro melhor para condizer com essa época do ano

Parabéns!