domingo, 9 de janeiro de 2011

Paratempo

Paratempo ou passatempo? Muitas vezes na nossa vida nos encontramos em situações da qual temos que esperar. Seja esperar a vez na fila, esperar o ônibus, esperar a chuva passar ou, ainda - o que faço com frequência - esperar alguém que se atrasou. Em meio a tantas esperas possíveis que nos cercam diariamente, alguns tem um tique de bater a perna, roer as unhas, conversar com um desconhecido - quando se está só, jogar snake no celular, etc. Passatempo! Estes são, sem dúvida.
Mas do que falo não é quando queremos adiantar os ponteiros, e sim atrasá-lo, talvez até pará-lo por alguns instantes. O exemplo universal disso que tenho em mente, é quando estamos dormindo e nos acordam. Pois bem, é mais ou menos isso. Estamos em Janeiro - mas mesmo que não fosse - quando penso na dimensão real do tempo, começo a pensar em todo tempo que eu deixei se perder estando eu, alienada à alguma besteira que me impediu de conquistar algo maior e melhor do que ficar apenas em casa, dormindo no meu confortável colchão.
O que quero dizer é que, não importando as citações de poetas a respeito do significado do termo, o tempo é uma coisa sinistra. Se eu for de fato filosofar isso, estranharia se ele parasse. Pode até parar, retomando o que disse, quando dormimos. Só que esse tempo de descanso nossa incrível mente humana não desperdiça - aproveita através de sonhos. Aproveita de tal forma, que já se ouviu falar que em algumas poucas horas de sono, podemos ter tido vários sonhos. Se bem que há dois lados disso. Pois fixando ao real, lá vem aquele ditado de 'quem muito dorme não vê a vida passar'. Acho que estou me desviando do assunto.
É algo bem simples: Por que vivemos nossos dias deixando coisas para amanhã, dizendo que mudaremos determinada coisa que precisamos mudar em nós mesmos na próxima semana, mês ou ano? Quando nos beliscam, percebemos que mais um ano já passou. E daí vem aqueles comentários de praxe de como o tempo passa rápido. Eu particularmente os odeio. Esses comentários só são pronunciados porque as pessoas não souberam agarrar as oportunidades que surgiram para elas - passou "desapercebido".
Essa coisa de tempo depende unicamente de você mesmo. De mim mesma, enfim. E sinceramente espero que nesse ano, meu tempo não seja como uma bola de assopro inflada àquele gás - que esqueci o nome - que o faz subir. Segurando-o distraidamente entrançado de leve em dois dedos. Que quando olhamos pro lado e de novo para cima, levamos um susto ao perceber que ele se fora, já não o é mais como foi um segundo antes.

PS: Acho que para quem lê meu blog e tal, perceberam que estou demorando a postar. Então, justamente eu estou sem tempo. D: Sorry. Mas é verdade, mesmo. Parei. ;x

Um comentário:

Anônimo disse...

que bom acho q que naum perdi o meu tempo, ao teminar de ler esse texto !!! Senti que embbora o tempo naum tenha parado me senti como se estivesse em outro tempo, naum como um balão cheio de gás mas leve como a semente que serve para dar vida a outras plantas, flores e arvores enfimmm.. como é bom ter tempo para aproveitar meu tempo...